quarta-feira, 9 de julho de 2008

Para que serve uma TV regional/local?

Qual a importância de uma TV regional? Qual o seu papel? Talvez quem more nas capitais não tenha idéia da discussão que gira em torno desse tema no interior. As TV’s locais e regionais ganham, cada vez mais, importância e responsabilidades.
É complicado você ligar a TV e ver quantos são os quilômetros de congestionamento em São Paulo; quais são os atalhos para fugir da 23 de maio, etc. Muitas cidades do interior vivem a mercê das grandes emissoras noticiando fatos somente de interesse dos paulistanos.
É por isso que esse documentário que produzimos tenta trazer à tona o trabalho da TV regional: qual o seu papel? Dificuldades e desafios? Será que realmente ela é assistida? Como ela pode ajudar no desenvolvimento da comunidade e região em que está inserida?
Para isso, visitamos 3 emissoras de TV: TV Claret de Rio Claro (afiliada à TV Cultura); TV Tododia de Americana (afiliada à TV Brasil) e TV Opinião de Araras (afiliada à Rede NGT).
O “se ver na tela” é algo que faz a TV regional crescer; e é o que pode dar um pouco mais de espírito comunitário aos cidadãos!!!
TV Regional - documentário - parte 1 de 2

TV Regional - documentário - parte 2 de 2

3 comentários:

Mário Mariones disse...

Adriano, muito legal a idéia do blog. Adicionarei aqui nos meus links.


grande abraço,

meninadoviolao disse...

Acho egoista tbm, em relação as noticias paulistanas. Não só na tevê quanto no rádio.
Porém, o lance do regionalismo talvez fragmente um tanto a informação, como é o caso por exemplo dos jornais regionais como SPTV, entre outros.

Epifania audiovisual disse...

Special Need, não acredito na fragmentação da informação nesse caso. Veja bem: hj as cabeças de rede destinam horarios especificos para os programas locais. Todos precisamos de informação de ambito nacional, mas cada região sente a carencia de não ter uma programação local, de ver na tv o que ela vive diretamente na sua cidade. Não acho fragmentação, penso que a tv regional faz parte da democratização da informação. Cada região possui e produz a sua cultura, e isso precisa ser mostrado. Os jornais locais são importantes pois ajudam o cidadão na solução dos seus problemas. Em termos de linha editorial, é impossível colocar no mesmo jornal informações de interesse local e nacional, haja visto o tamanho do Brasil e as diferenças culturais.
Tem que se ter espaço para o nacional e para o local; porém, ainda sou muito crítico quanto ao conteudo das emissoras locais; salvo raras exceções. Além disso, gera muito mais empregos. E com a digitalização da TV, vai aumentar a necessidade de produção. Mas a politica de concessões de rádio e tv no Brasil precisa ser revista, pois há muita coisa errada por ai; ai sim, quando arrumar isso, poderemos ter a democratização da informação de fato.